Terminou a primeira semana de estágio. Tenho que confessar que no primeiro dia me senti completamente perdido e sem saber o que fazer. Não conhecia os métodos, a equipa, não falava grande coisa (bem, continuo a não falar) e disseram-me para ficar só a ver. Porém, com o avançar dos dias já faço várias coisas e já me dou bem com toda a equipa e com os pacientes.
Apesar de não ser uma área da qual eu goste particularmente (tetra e paraplégicos, politraumatizados e afins) aqui a reabilitação merece mesmo o nome. Os pacientes passam de 3 a 6h por dia entre a Fisioterapia e TO, fazem-se classes de marcha, competições em cadeira de rodas e o fisioterapeuta está sempre em contacto com o paciente, sem ter que ir a correr fazer uma massagem aqui e tirar um calor ali. A propósito, aqui não vi ainda uma única massagem ou calor, o que tendo em conta o que estamos habituados a ver é uma GRANDE novidade.
As técnicas que se aplicam são absolutamente normais. Mobilizações, electroestimulação, fortalecimento e outros exercícios. É a interacção entre os serviços, a abordagem terapêutica e o espírito de grupo que marca mesmo a diferença em relação a... outros países.
No centro existe também uma oficina onde se constroem próteses á medida de todos os doentes e se adaptam cadeiras de rodas. Parece uma box de Fórmula 1. :p
E pronto, por agora não tenho mais grande coisa a dizer... venha o fim de semana!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário